quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Entorse - Visão ocidental e visão oriental




Visão ocidental - Medicina Tradicional

A entorse, segundo a visão ocidental, é o resultado de movimentos bruscos que a articulação realiza provocando instabilidade óssea, podendo causar lesões ou estiramento de cápsula articular, ligamento, tendões e músculo. Os entorses possuem graus de gravidade em função da extensão da lesão e das estruturas comprometidas, principalmente os ligamentos.

Os graus de gravidade são:
-Grau I -> Ligamento tensionado, sem lesão na estrutura, dor e edema local.
-Grau II -> Lesão de parte do ligamento, dor intensa, edema difuso e ematoma.
-Grau III -> É o mais grave, ruptura total dos ligamentos, sendo nescessário cirurgia. Os principais sinais e sintomas são dor intensa, instabilidade, edema difuso e hematoma.

Normalmente ocorre quando uma articulação é forçada além de sua capacidade natural de amplitude de m0vimento. Pode, também, ser ocasionada por ligamentos frouxos, músculos fracos, lesões dos nervos, alguns tipos de calçados (sapato alto é o principal vilão) e certas maneira de caminhar.
Existem ainda patologias que podem levar a entorses crônicas: doenças sistemicas, osteoartrose (desgaste ósseo) entre outros.

Visão Oriental - Medicina Chinesa

A entorse, por esta visão, seria obstrução da energia nesse "caminho", acarretando dor, sensibilidade ou/e formigamento, em virtude da invasão externa de fatores comumente observado na natureza, como: frio, calor, umidade, vento, que, dependendo das circunstâncias do sistema imunológico do indivíduo poderão acarretar um "acúmulo" em algum local do corpo alojando-se, nos casos das entorses, nos músculos, tendões e articulações.

Resumidamente é isso...
Informações colidas do Jornal do Uni - Ibmr / N°100 . 2008
Não esqueça de deixar seu comentário sobre a reportagem e seu voto sobre o seguinte tema a ser falado.

Nenhum comentário: